Animais abandonados são um grande problema de saúde pública para a maioria das cidades no mundo. Muitos municípios necessitam com urgência de ações para difundir o conceito de guarda responsável, bem como medidas eficazes para solucionar problemas relacionados a esse grande número de animais nas ruas que só cresce ano a ano. É importante destacar que a estrutura e renovação de uma população canina são determinadas por vários fatores, mas se uma cadela adulta saudável criar quatro filhotes por ano, ela e seus descendentes podem gerar 64.000 novos animais em seis anos (ARCA BRASIL, 2000). Um dado alarmante!
Nosso serviço de esterilização cirúrgica, também conhecido como castração, consiste na intervenção cirúrgica para impedir a reprodução indesejada de animais. O procedimento é indolor, realizado com o animal em jejum, sob efeito de anestésico.
Nossa equipe prepara um kit de medicamentos para o porte do animal conforme receita disponibilizada pelo médico veterinário responsável, além de roupa pós cirúrgica própria para cães e gatos. O acompanhamento do animalzinho é realizado desde a consulta até o pós-operatório para uma recuperação tranquila, segura e sem nenhum trauma do animal de estimação.
A castração traz uma série de benefícios para os nossos animais de estimação e para a sociedade, contribuindo para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes, frequentemente, acabam abandonados ou em situação de maus-tratos.
Você sabia que 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem o câncer de mama? Por isso, a castração funciona como uma proteção. Já em gatas, ela reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%. E quanto mais cedo menor o risco do seu pet desenvolver a doença
As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, uma vez que o aparelho reprodutor delas é removido durante o procedimento. Já nos machos reduz em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal para o seu amigão.
Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas, especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.
O seu pet é fujão? Você sabia que em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de fêmeas? Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
Você sabia que a castração em fêmeas inibe o cio e poupa os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão? Além disso, ela reduz em cães e gatos machos a necessidade de marcar o seu território com urina.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a castração é o método mais eficiente e ético para lidar com o problema de ninhadas não desejadas, evitando uma série de problemas ambientais como o abandono de filhotes e aumento do número de animais domésticos nas ruas. O controle, manejo adequado e monitoramento da fauna doméstica contribui para evitar a possibilidade da transmissão de zoonoses, assim como o abandono de animais nas ruas, que em sua maioria passam fome, sofrem maus-tratos e podem causar acidentes no trânsito.